Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Os sonhos na casa das bruxas e Parducho(Brown Jenkin)

Os sonhos na casa das bruxas


Você já leu o conto do H. P. Lovecraft chamado "Os sonhos na casa das bruxas"? É um um clássico dele (assim como TODOS os outros que ele escreveu) e leitura obrigatória para quem realmente gosta de terror, e até para quem gosta de ciência, devido ao alto nível cientifico com teorias de ângulos matemáticos que poderiam lhe transportar para outra dimensão. (Para quem não leu, encontrei o livro online nesse site, mas vou avisando que essa versão é bem mais "fácil de ler" do que a que li, bem mais simplificada)

Para quem não conhece a história do conto aqui vai uma prévia:

O conto fala do estudante de matematica e folclore(da Universidade Miskatonic), Walter Gilman, que aluga um quarto em uma velha casa em Arkham, a casa foi moradia da bruxa Kezian Mason, e hoje é considerada amaldiçoada.
As dimensões do quarto de Gilman e parecem estar de acordo com uma sobrenatural geometria, em seus sonhos o estudante é levado para um abismo fantástico e para outras dimensões. Também nos sonhos é visitado por a bruxa e sua criatura Parducho.
Gilman precisa descobrir oque está acontecendo e para onde é levado em seus sonhos, e em suas caminhadas noturnas durante eles. Antes que chegue a hora do sabá das bruxas, onde uma criança é sacrificada.

O seriado de histórias de terror "Mestres do Horror" fez um episódio baseado na história, que ficou até que bem legal, apesar de tirar muita coisa que tem no livro. Mas se você já leu e não assistiu, vale a pena conferir...

Trailer - Mestres do Horror - Os sonhos na casa da bruxa - Inglês



Parducho - O rato de rosto humano


Enfim, nesse conto, a um personagem que gostei muito, Brown Jenkin(que na tradução ficou conhecido co Parducho), uma criatura que acompanha a bruxa da história, é descrito como:
Esse bicho - não era maior que um rato de bom tamanho e estranhamente as pessoas do lugar chamavam-no de "Parducho"[...] Diziam as testemunhas que ele tinha pêlos longos e forma de rato, mas que seu rosto, barbudo e de dentes afiados, era horrivelmente humano, ao passo que suas patas assemelhavam-se a minúsculas mãos humanas.[...] Sua voz era uma espécie de horrendo riso abafado, e ele era capaz de falar todas as línguas. Dentre todas as fantásticas monstruosidades dos sonhos de Gilman, nada o enchia de maior pânico e  náusea do que esse blasfemo e pequenino híbrido, cuja imagem dardejava através de sua visão numa forma mil vezes mais odiosa que qualquer coisa que, quando desperto, seu espírito  houvesse deduzido das registros antigos e dos murmúrios modernos.
Parducho no filme de Mestres do Horror


Parducho é um ser maléfico da mente H. P. Lovecraft...
Será?
É fato que já houve alguns supostos avistamentos dessa criatura, e também é fato que mais de 90% desses avistamentos são de pessoas que leram o livro e após ver um rato grande em algum lugar, pensaram ser o próprio Parducho. Mas será que todos foram apenas por causa de estarem tensos pela história? É claro que Lovecraft e um escritor surreal, que pode fazer até as coisas mais imagináveis e fantásticas tornarem-se reais.
Mas por precaução. Se você ver um rato grande, preste bem atenção se ele tem um ROSTO HUMANO.


Um comentário:

  1. 2024 encontrei esse blog. Despertou uma nostalgia letárgica e capciosa por conta da simplicidade do mesmo. Por fim deixo minhas considerações a blogs como esse que fizeram minha infância pré-adolescência.

    ResponderExcluir